In Novidades/ Saúde

Saúde em alerta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
i.chzbgr-650x325-300x168 Saúde em alerta

Fique atento aos alertas que seu corpo emite

Se você não costuma ser adepto de uma alimentação saudável, sua saúde pode estar acendendo aquela luzinha vermelha de alerta e talvez você ainda nem tenha se dado conta disso. Algumas doenças como a diabetes, a hipertensão, a dislipidemia e, principalmente a obesidade, vem causando preocupação nos profissionais da saúde.

O especialista em nutrologia, Moacir Bezerra, explica que algumas dessas doenças, como a diabetes e a hipertensão, no início, possuem sintomas silenciosos e precisam ser tratadas com um acompanhamento médico. Moacir faz ainda um alerta especial para a dislipidemia: “A dislipidemia é caracterizada pela presença de elevados níveis gordura no sangue, que são o colesterol e os triglicérides, essa doença normalmente é descoberta apenas por exames de laboratório ou então quando a pessoa tiver um evento cardiovascular, um infarto ou um acidente vascular encefálico.”

Já a obesidade vem crescendo a cada ano no Brasil e chega a números alarmantes. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em 2015, revela que o índice de brasileiros acima do peso já abrange mais da metade da população. Em todo o país, quase 53% dos habitantes estão acima do peso, e destes, 17,9% já chegaram à obesidade. Para tentar controlar esse problema de excesso de peso, o mercado de alimentos saudáveis vem ganhando força, mas ainda assim não é tão fácil convencer alguém a trocar aquele delicioso sanduíche de fast food por uma saladinha.

Mas além dessas doenças, outros transtornos mais simples, mas não menos importantes, também podem estar ligados diretamente à uma má alimentação. A falta de vitaminas no organismo, por exemplo, é o mais comum entre eles. Para suprir essa deficiência, algumas pessoas recorrem a um método bastante prático: a ingestão de complexos vitamínicos vendido em farmácias. Entretanto, os especialistas alertam para o uso de polivitamínicos sem um acompanhamento clínico. “As vitaminas e os minerais advindos da dieta funcionam no nosso organismo de uma maneira diferente daqueles vindos de uma capsula ou de um comprimido. E, muitas vezes, essas vitaminas ingeridas em grandes quantidades pode até fazer mal. O ideal é ter uma alimentação super variada em frutas, verduras e legumes”, explica Moacir.

Além de uma alimentação saudável, a ingestão controlada de água faz toda a diferença para aqueles que querem se manter saudáveis ou até mesmo para quem deseja emagrecer. “O ideal é você tomar 2,5L de água por dia e em intervalos de tempos bem divididos”, aconselha o nutrólogo. Moacir Bezerra acrescenta ainda que a água é uma ótima aliada para quem quer perder peso. “Não tomar água dificulta a perda de peso. Além disso, muitas vezes as pessoas associam a sede à fome. Muitas vezes a pessoa acha que está com fome, mas na verdade elas estão apenas com sede”, salienta.

Por Lívia Marques

You Might Also Like

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×